domingo, 2 de outubro de 2022

Morre um grande campeão mundial


 O ex-pugilista brasileiro Éder Jofre morreu hoje (2), aos 86 anos, vítima de uma sepse urinária e uma insuficiência renal aguda. Ele estava internado desde março deste ano em uma clínica em São Paulo devido a uma pneumonia. A sepse é uma doença que resulta de uma reação exagerada do corpo a algum tipo de infecção causada por vírus, bactéria ou fungo.

Essa doença provoca infecção que pode ser uma simples gripe  no sistema de defesa de do corpo. Ela entra em ação provocando uma inflamação local. A pessoa pode ter uma febre, sentir-se cansado, alguns dias, porém, se sente melhor e volta à vida normal,  entretanto, pode acontecer dessa resposta ser desregulada e, de alguma forma,  passar a prejudicar o organismo. Isso é a sepse: uma resposta sistêmica à infecção.

Do ponto de vista clínico, a doença é reconhecida quando se verifica uma disfunção orgânica, ou seja, existe uma infecção urinária e ela já afetou outro órgão como o rim, pulmão, cérebro, fígado.

Eder Jorge nasceu em São Paulo em 26 de março de 1936, mais especificamente em Embú das Artes, foi o pugilista brasileiro mais famoso no mundo, conhecido como Galo de Ouro. Foi tricampeão mundial de boxe, campeão peso-pena pelo Conselho Mundial de Boxe (WBC), e campeão do peso-galo pelo Conselho Mundial de Boxe (WBC) e pela NBA (National Boxing Association), posterior Associação Mundial de Boxe (WBA). Lutava, quando amador, sob as cores do São Paulo FC, tinha um estilo técnico com forte pegada. Durante sua carreira realizou 81 lutas, 75 vitórias, 52 por nocaute, 02 derrotas, 04 empates.

Induzido ao "Hall da Fama" do boxe, localizado na cidade de Canastota, Estados Unidos, em 1992, foi considerado, por especialistas de boxe do mundo inteiro na revista especializada em boxe " The Ring" como o "melhor pugilista da década de 1960", à frente
de Muhammad Ali, que ficou na 2ª colocação. Em 2002 foi ranqueado na 9ª posição entre os "melhores pugilistas dos últimos cinquenta anos" novamente pela revista norte-americana The Ring e considerado por especialistas como o maior peso-galo do boxe na era contemporânea.

Converteu-se ao vegetarianismo em 1956, depois de uma leitura que indicava que a carne era prejudicial ao organismo humano, conforme declarou no documentário "A Carne" produzido pelo Instituto Nina Rosa.

Ele teve um filme foi produzido em sua homenagem intitulado "10 Segundos Para Vencer",  Em 17 de outubro de 2021 tornou-se  o primeiro brasileiro a ter seu nome incluído na galeria do Hall da Fama da Costa Oeste (WCBHOF), em Los Angeles, faz parte do IBHOF - Hall da Fama Internacional  em Canastota, Nova Iorque.Apesar da satisfação de vê-lo ser homenageado internacionalmente, os filhos de Eder Jofre lamentam que ele seja pouco reconhecido no Brasil.
TITULOS
Campeão da Forja de Campeões (amador) - 1953

Campeão SESI ( amador) - 1954
Campeão Taça Ramón Perdomo Platero - Brasil x Uruguai
Campeão Brasileiro dos galos - 1958
Campeão Sul-americano dos galos - 1960
Campeão Mundial Pesos-Galo -CMB( primeiro campeão mundial dos galos dessa entidade)
Campeão Mundial da AMB (Associação Mundial de Boxe) dos galos - 1960
Campeão Unificado (títulos pela NBA americana e Européia) dos galos - 1962
Campeão Mundial dos penas pelo CMB
Conselho Mundial de Boxe - 1973

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AGREDIR TREINADOR É CASO DE POLÍCIA