A FIA – Federação Internacional de Automobilismo anunciou várias mudanças no regulamento da Fórmula 1 a partir de 2024.
As alterações foram anunciadas no Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, que se reuniu em Londres a fim de discutir mudanças nas regras e esclarecimentos para a próxima temporada.
Além disso a entidade resolveu atender o pedido dos pilotos e construtores, que nas duas ultimas temporadas 2021/2022, tiveram muitos problemas e as reclamações se acumularam.
Os carros terão retrovisores maiores para melhorar os “pontos cegos” a partir de 2023 e várias outras melhorias de segurança.
Os retrovisores maiores serão implementados depois de terem sido testados por algumas equipes durante os treinos livres deste ano.
Os problemas no GP do Japão também preocuparam a FIA que está investigando o assunto, e por isso, serão corrigidos “a curto e médio prazo”, e o relatório completo da investigação será divulgado em breve.
Também foi modificado o regulamento esportivo da Formula 1, agora, o procedimento para determinar as posições no grid após múltiplas punições foi esclarecido. O artigo 28.3 não determina mais que um piloto deve largar no fim do grid de largada, se receber uma punição de 15 posições.
Essa alteração só aconteceu, depois que a Ferrari trocou vários elementos da unidade de potência de Charles Leclerc em momentos diferentes durante o GP da Bélgica na tentativa de evitar a penalização de “fim do grid”.
Agora, o regulamento afirma que se um piloto “acumulou mais de 15 posições no grid em punições ou foi penalizado a largar no fim do grid, ele largará atrás de qualquer outro piloto classificado”, quaisquer pilotos com 15 ou menos posições perdidas serão alinhados de acordo com seu resultado na classificação. Se dois pilotos acabarem na mesma posição com uma punição, o mais veloz na classificação larga na frente.
Outra novidade, quando um piloto abandonar o carro, mesmo temporariamente, será considerado que ele se retirou da sessão, exceto no caso de suspensão da corrida, porém se o carro for abandonado durante uma corrida suspensa, o piloto pode retornar “desde que ele não tenha sido abandonado devido a um problema mecânico, danos ou visando ganhar uma vantagem”.

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