O futebol mundial é marcado por dois momentos distintos: antes de Pelé e depois de Pelé. O homem Edson Arantes do Nascimento, jamais será separado do craque Pelé, que encantou o mundo com sua magia dentro do gramado e fora dele com sua gentileza, simpatia, educação, e acima de tudo, humildade.
Erros. Todos nós temos. O único perfeito foi crucificado, não existe humano infalível. E Pelé teve um pouco de tudo. Pelé atendia a todos da mesma forma, sem distinção.
Ele ganhou ganhou três Copas do Mundo; 06 Campeonatos Brasileiros; 10 paulistas; 01 Intercontinental; 02 Libertadores da América; 03 Rio - Sáo Paulo; 01 Recopa dos Campeões; Intercontinentais; 02 Copas. Intercontinentais ; North American Soccer League: de 1977. Pelo. New. Yor Cosmos; 01 Taca do Atlântico; 01 Copa Roca;. 03 Taças Oswaldo Cruz; 01 Taça Bernardo O'Higgins:.; marcou 1283 gols; foi artilheiro do Campeonato Paulista 10 vezes e do Campeonato Brasileiro 03 vezes, sem contar sua lista de prêmios individuais que é super extensa. Foi, é, e vai continuar sendo o jogador mais lembrado do mundo, e não se pode falar de futebol no mundo sem falar de Pelé.
E não adianta. O jogador que só vestiu uma camisa no futebol brasileiro (Santos FC) e dignificou a camisa da Seleção Brasileira é Rei. Pelé é Rei. É Rei Eterno. Jamais será esquecido. Jamais será imitado. Jamais substituído. O homem que foi recebido pela Rainha Elizabeth II, George W. Busch, Nelson Mandela, Barack Obama, os Papas Paulo VI, João Paulo II, Bento XV e o atual Francisco, Martin Luter King, que fez uma guerra parar, não pode ser comparado a nenhum outro ser humano.

Nenhum comentário:
Postar um comentário