A FIVB – Federação Internacional de Voleibol, anunciou várias mudanças na modalidade nas Olimpíadas de París e 2024.Um novo formato de disputa será implantado., para melhorar o nível da competição e, ao mesmo tempo, proporcionar mais descaso para as seleções que disputarão a modalidade.
A partir de París a fase de grupos terá três chaves com 2uatro países casa, classificando os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados no geral, totalizando 12 participantes
Daí em diante os jogos serão eliminatórios, até a finalíssima do torneio. Até a Olimpíada de Tóquio, os 12 participantes eram divididos em dois grupos de seis seleções, com os quatro primeiros passando para as quartas.
Outro detalhe é que a entidade reduziu o número de pré olímpicos e eliminou os pré olímpicos continentais. A FIB ainda adotará o ranking técnico como sistema de corte onde s 12 seleções de cada naipe, ficarão com uma vaga para as olimpíadas.
Ficou também difícil conseguir vaga olímpica, e hoje o único time garantido é a França, por ser o país sede. Os outros 11 classificados serão preenchidos de duas formas: 06 seleções em cada gênero terão passaporte garantido através dos três pré-olimpicos entre setembro e outubro de 2023; as outras 05 vagas tendo o ranking como base

Nenhum comentário:
Postar um comentário