Não é a primeira vez que se fala em criação de Liga de Futebol no Brasil. Essa novela já aconteceu em 1987 e 2001 e não alcançou resultado positivo, muito pelo contrário, aumentou a bagunça que é o futebol brasileiro. Mas o tempo passou e os dirigentes voltaram ao assunto e no final de abril deste ano, se reuniram na sede da CBF para criar a famigerada liga.
Então trouxeram para uma explicação sobre funcionamento Javier Tebas (Diretor da La Liga) na Espanha. O espanhol, fez uma belíssima explanação sobre como deve funcionar uma liga. Ele esmiuçou o projeto detalhadamente e todos os detalhes da funcionamento da La Liga com a Federação Espanhola de Futebol
Ele pontuou seis temas fundamentais, para a Liga funcionar; 1- Governança da Liga (presidente de federação ou clube não pode presidir a liga), 2- relação com a CBF (deve ser de parceria), 3- controle financeiro dos clubes, 4- gestão dos ativos dos clubes, 5- divisão do dinheiro (obedecendo a classificação nas competições), 6- transmissão de TV (não pode ser uma emissora só, tem que ser dividido, por causa dos patrocinadores dos clubes).
Partindo dessa premissa os dirigentes começaram a se reunir: duas reuniões aconteceram em São Paulo e duas no Rio de Janeiro. Aí 13 clubes assinaram a criação da liga: Botafogo, Red Bull Bragantino, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Guarani, Ituano, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Santos, São Paulo e Vasco.
Logo, deram o nome de LIBRA – Liga Brasileira de Futebol. Faltavam os outros 27 assinarem, oque aconteceria na reunião desta quarta-feira, 08 de junho. Mas de repente, uma surpresa, 26 se reuniram resolveram fundar uma nova entidade que ainda não tem nome. Então, América (MG), Atlético (MG), Atlético (GO), Athletico (PR), Avaí, Brusque, Ceará, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, CSA, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sampaio Côrrea, Sport, Tombense e Vila Nova
Com isso, como já havíamos antecipado, anteriormente: hoje temos; CBF sem credibilidade alguma; Libra com 13 clubes no embrião e a nova entidade sem nome com 26 clubes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário