quarta-feira, 27 de julho de 2022

O aniversário do narrador do Brasil

O maior narrador esportivo do Brasil,  Osmar Aparecido dos Santos, completa 73 anos nesta quarta feira, 27 de julho. Formado em Educação Física, Administração Pública pela FGV-SP e Direito, o "O Pai da Matéria", trabalhou  nas rádios Jovem  entre 1972 e 1976), Record  1988/1991 e Globo em dois períodos: entre 1977/1988 , 1991 e 1994). Trabalhou também na Rede Globo, Rede Record, Rede Manchete. Narrou a Copa do Mundo de 1986 pela Globo  como primeiro locutor, na companhia de Galvão Bueno (segundo) e Luis Alfredo (terceiro locutor). Narrou para a Manchete a Copa do Mundo de 1990 com comentários de Zagallo.

Comandou nomes famosos como: Loureiro Júnior, Carlos Aymard, Fausto Silva, Juarez Soares , Roberto Carmona,  Henrique Guilherme,  Osvaldo Maciel, Oscar Ulisses, Odinei Edson (os dois últimos, seus irmãos). Apresentou  o programa de variedades Balancê (que tinha na produção Lucimara Parisi. Teve importante participação como locutor dos comícios da campanha política de 1984 pelas Diretas Já. ecebeu proposta para candidatar-se a cargos políticos, mas não aceitou.

Criativo, inovou também na Rede Manchete, quando em alguns momentos a câmera o mostrava na cabine e ele falava diretamente com o telespectador. Também criou bordões que foram bem aceitos pelo público, que ecoavam pelos estádios, como o famoso "Parou por quê, por que parou?",  Ripa na chulipa e pimba na gorduchinha, "Um pra lá, dois pra cá, é fogo no boné do guarda", "Sai daí que o Jacaré te abraça, garotinho", "Rosemiro, o namoradinho da Rachel Welch", "No carocinho do abacate" "Vai mais, garotinho", "Vai, garotinho, porque o placar não é seu", em situações de marcação de impedimento soltava "Ele estava curtindo amor em terra estranha" e uma dos bordões de gol mais marcantes do rádio brasileiro, "Tiro-lirolá Tiro-lirolí, e que GOOOOOOOOOOOOL!!!". Também foi Osmar Santos quem criou a expressão "Animal", que melhor representou o jogador Edmundo. Seu irmão Oscar Ulisses comanda a equipe de esportes da CBN,. seu outro irmão Odinei Edson, barraca Fórmula 1, para a BandNews FM, seu primo Ulisses Costa é o narrador principal da Rádio Bandeirantes.

Em 22/12/1994, Osmar sofreu um grave acidente de carro numa viagem a Marília quando foi atingido por um caminhão dirigido por um motorista bêbado, ficando sequelas sérias devido aos danos cerebrais, perdendo a afasia de broca, afetando consideravelmente a fala, impedindo-o de continuar trabalhando como narrador. Com boa recuperação, se dedica à pintura, tendo frequentado por anos o ateliê de Rubens Matuck. Em sua homenagem foi criado o Troféu Osmar Santosao campeão do primeiro turno do Brasileirão.. Em 2807/2017 o centro de imprensa do Allianz Parque recebeu o seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário