A FIFA divulgou nesta terça feira, 14 de fevereiro, o formato do novo Mundial de Clubes que acontecerá entre junho e julho de 2025 com 32 clubes. Como sempre omissa e sem compromisso com a qualidade, a entidade suíça deixou uma dinamite para as confederações continentais.
A expansão da competição seguirá a seguinte distribuição: 12 vagas: UEFA, 06 vagas: Conmebol, 04 vagas: África, Ásia, América do Norte e Central: 01 vaga Oceania, 01 vaga pais sede.
A competição será realizada de quatro em quatro anos e ainda não foi decidido o pais da primeira edição de 2025. Até aí tudo normal, se a FIFA do alto da sua omissão, não tivesse deixado para as confederações continentais, decidirem os clubes que vão estar no torneio.
Se atualmente essa mundial, que a própria FIFA não reconhece e o chama de Torneio Intercontinental já é uma bagunça com reclamações de todos os cantos do planeta, porque a entidade define os participantes, imaginem a escolha feita dessa forma.
Desigual também é a distribuição de vagas. Por que a Europa tem 12 vagas, as Américas 06 e 04? Qual é o critério de definição?
Outro detalhe, a FIFA não quer de comprometer, abdica de assumir uma função que é única e exclusivamente sua, e joga para terceiros decidirem. Aí sim a escolha será política e interesseira.
Resumindo, cadê o ranking que o senhor Giani Infantino disse que já estava em suas mãos e que seria o Norte para definir os 32 clubes?

Nenhum comentário:
Postar um comentário