O escândalo de 2008: sabotagem e silêncio
A FIA - Federação Internacional de Automobilismo, não respondeu ao piloto brasileiro Felipe Massa, que atuava pela Ferrari a reivindicação do título do Campeonato Mundial de 2008..O prazo concedido pela assessoria jurídica de Mass era 15 de outubro. A FIA pediu mais um mês: 15/11/2023.
Até hoje, 21 de novembro e não chegou resposta, não houve sequer um posicionamento da entidade, que se calou completamente. Ontem, Nelsinho Piquet disse em entrevista ao podcast Pod Pai Pod Filho, que "acredito que a Fórmula 1 não vai dar o título de 2008 para Felipe Massa após reivindicação, Massa está no direito de pleitear a conquista, ele tem o direito de fazer o que quiser, mas acho que não vão mudar uma coisa de 15 anos atrás, muito menos um campeonato vencido pelo Hamilton".
O que pode acontecer, é desclassificação da Renault da corrida, que o Alonso ganhou, nesse caso Lewis Hamilton, acaba ganhando aquela corrida, com uma margem maior ainda"
Tudo começou quando uma fala do ex-chefe da categoria, Bernie Ecclestone, reacendeu o escândalo, afirmando que os organizadores da F1 sabiam que Nelsinho tinha batido de propósito para ajudar seu companheiro de Renault, Fernando Alonso no GP de Singapura de 2008.
O QUE ACONTECEU
Felipe Massa liderava com ampla vantagem, com Hamilton em segundo e Räikkönen em terceiro. Nelsinho bateu no muro na volta 14, em uma corrida de 61; ele chegou a pedir desculpas no rádio. A FIA acionou o safety car, já que o lugar em que o carro bateu espalhou detritos na pista. O trio de líderes aproveitou a situação para trocar os pneus e reabastecer, o que era permitido na época.
O espanhol Fernando Alonso assumiu a ponta e venceu a corrida. Ele tinha parado "coincidentemente" logo antes do acidente de Nelsinho. Já a Ferrari cometeu um erro grave ao liberar Massa para deixar o box com a mangueira de combustível presa ao carro.O brasileiro caiu para o último lugar, apesar dos mecânicos correrem para retirar o objeto.
Entre 2003 e 2009, o sistema de pontuação ia apenas até o 8° colocado, distribuindo menos pontos: 10 para o primeiro, 8 para o segundo e 6 para o terceiro colocado. Massa terminou em 13° em Singapura, não pontuando; já Hamilton, levou seis pontos para casa.
O campeonato foi decidido apenas na última corrida, o GP do Brasil, e o inglês campeão por apenas um ponto. Muitos culpam a derrota à "tragédia" de Massa em Singapura.
Quem foi punido?
Nelsinho admitiu que bateu por ordem da equipe apenas no segundo semestre de 2009, um ano depois da corrida, após ser demitido da Renault. Ele afirmou que o chefe de equipe Flavio Briatore e o diretor de engenharia Pat Symonds pediram antes da corrida que ele batesse para causar uma interrupção na corrida depois que Alonso fizesse uma parada.
Flavio Briatore, que tinha sido demitido da Renault antes da sentença, foi banido da Fórmula 1. Pat Symonds pegou cinco anos de suspensão. Os dois conseguiram reverter a decisão em 2010, mas Briatore voltou, apenas em 2022 ao paddock.
#escandalo #revolta #omissao #silencio #fia #2008 #felipemassa #singapura #renault #flaviobriatorevio #patsymonds #punicao #fernandoonso #nelsinhopiquet #viral

Nenhum comentário:
Postar um comentário