O STJD - Superior Tribunal de Justiça Desportiva decidirá o destino de Gabigol nos próximos dias. Como estamos no final do ano, o Presidente José Perdiz, que no momento acumula interinamente a Presidência da CBF, deve marcar para dia 28 de dezembro, última quinta feira de 2023, o julgamento do atleta.
Se condenado, o que pouca gente acredita, Gabigol deve pegar 4 anos de suspensão do futebol. O Flamengo inclusive já acenou para a suspensão do contrato dele, caso de confirme a condenação.
O que aconteceu?
Em 07 de Abril de 2023, Gabigol tomou uma postura estranha se recusando a fazer o teste anti doping quando os fiscais chegaram ao CT do Flamengo, antes do treino da manhã. O jogador adiou ao máximo, treinou, almoçou e cogitou ir dormir antes de aceitar passar pelo exame.
Isso fere um princípio básico do teste surpresa: o atleta não ter conhecimento de que vai passar por um exame. Se os oficiais chegaram ao CT antes das 9h, e Gabigol só aceitou ser testado depois do almoço, ele não foi pego de surpresa, e pode ter tido tempo de se preparar para o exame. Os demais jogadores escolhidos pela ABCD - Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem no mesmo teste fizeram sem problemas.
Não pode ser na hora que ele quer. O teste surpresa valia também para o chamado passaporte biológico, um histórico de exames que demonstra variações em determinados parâmetros, sem necessariamente apresentar teste positivo para uma substância proibida. Por isso, o exame precisava ser realizado no mínimo duas horas após a atividade física, para que as concentrações de determinadas substâncias, especialmente exógenas, pudessem ser corretamente identificadas.
Mas Gabigol decidiu por conta própria quando faria o teste, após o treino. Com isso a procuradoria do TJD-AD - Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem acusa Gabigol de violar o Padrão Internacional de Testes e Investigação (PITI), na medida em que houve "tentativa de interferência a qualquer aspecto relacionado ao controle de doping".
Ele não cumpriu a regra de "comparecer imediatamente para a coleta da amostra, a não ser que haja justificativa válida". O PITI autoriza que, em casos de testes surpresa, o atleta termine sua sessão de treinamento, mas o treino sequer havia iniciado quando os oficiais chegaram ao local.
Gabigol responde por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem (CBA), que cita "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle de dopagem por um atleta ou por outra pessoa".
#julgamento #stjd #doping #gabigol #janeiro #punicao #futebol #viral
Se inscreva no canal
https://youtube.com/@toquedecraqueoficial
Acompanhe nosso instagram
https://instagram.com/toquedecraqueoficial?igshid=YTQwZjQ0NmI0OA==
Siga nosso blog
https://www.blogger.com/blog/settings/6801137010559712008

Nenhum comentário:
Postar um comentário