segunda-feira, 27 de junho de 2022

É inaceitável essa crítica a CBF


Antes de começar o Campeonato Brasileiro de 2022, tudo sabíamos que seria uma competição difícil, por uma série de motivos: calendário apertado, Copa Libertadores, Copa do Brasil, Sul-americana, datas FIFA e principalmente a Copa do Mundo em novembro.

Todos sabiam  que as competições seriam corridas e apertadas, que o tempo de preparação e descanso dos jogadores, se já era reduzido, seria menor aínda.

Agora, ficar fazendo o ouvido de jornalistas de pinico, é inaceitável, porque estes mesmos presidentes, que hoje estão sentando o sarrafo na CBF (e eu não concordo com ela em nada) não estavam enganados e foram coniventes com toda essa bandalheira que é o futebol brasileiro.

Estamos na 14* rodada da competição e desde o Palmeiras que lidera com 29 pontos, até o Fluminense 6* colocado 21, todos tem condição de ser campeão. Todos estes seis times: Palmeiras, Corinthians, Athlético (PR), Internacional, Atletico Mineiro e Fluminense, estão no mesmo nível.

O Palmeiras hoje perdeu a chance de disparar na liderança com um time alternativo e jogadores que não entenderam ainda o tamanho da camisa verde e branco. Eu fui o primeiro a dizer que Navarro e Atuesta, nunca foram jogadores de Série A, mas o treinador português é teimoso, e quando eu disse isso num grupo de watshsap, os engenheiros de obras prontas teriam me fuzilado se me encontrassem pessoalmente, porque o português se tornou um Deus todo Poderoso para alguns fanáticos, como se ele não cometesse erro.

A ilusão do Corinthians acreditando que  tem um grande time, por causa da goleada sobre Santos na Copa do Brasil, já foi provada ontem, que não é realidade, e agora terá uma prova de fogo, na Libertadores contra o Boca Juniors, que é bem diferente daquele que jogou a fase de grupos.

O Athlético do Paraná, nas mãos de Felipão, realmente é outro, mais disposto daquele de Fábio Carile e Alberto Valentim, mas ainda não teve uma prova de força, para que possamos dizer, que é um time de chegada.

O Internacional, oscila demasiadamente e quando pensamos que ele vai chegar, perde pontos bobos dentro de casa, é atropelado por adversários inferiores e frusta sua torcida. Não tem consistência..

Outro que está vivendo dos títulos de 2021 é o Atlético Mineiro. O Galo com Hulk é um time e sem ele é outro. O time está envelhecido e se não mudar algumas peças, fica pelo meio do caminho.

O Fluminense de Fernando Diniz, é uma gangorra que sobe e desce. Não se sabe para que lado, porque percebe-se nitidamente que o time as vezes entra totalmente desconcentrado, mais parecendo estar no mundo da lua.

Mais abaixo temos São Paulo e Flamengo, vendo a banda passar. O primeiro só sabe jogar no Morumbi. E para quem pensa que a panela de pressão esfriou com a  chegada de Dorival Júnior na Gávea, se engana, porque não demora para explodir outro pavio de dinamite. Aliás eu disse, que não acredito que Dorival permaneça quatro meses.

Do Ceará 14 colocado passando por Coritiba, América (MG), Goiás, Cuiabá, Juventude e Fortaleza (20*) tudo são candidatos a série B 2023. Inclusive, ninguém entende o que está acontecendo com o Fortaleza (José Duarte é jornalista registrado no MT  sob o número 27.670/RJ, comentarista da TV Interativa, editor geral da Toque de Craque Editoria e Eventos e comentarista aqui da TV Interativa RJ)

Foto divulgação: O Palmeiras caiu de produção 




terça-feira, 14 de junho de 2022

Classificados e tabela da Copa do Mundo


 Conhecidas  as 32 seleções do Mundial


Estão definidos os 32 países que vão disputar a Copa do Mundo do Qatar. Com a eliminação do Peru para a Austrália, nesta segunda feira, 13 de junho,  e a Vitória da Costa Rica nesta terça, 14, sobre a Nova Zelândia, estarão no mundial as seguinte seleções: Qatar país sede, e mais Alemanha, Arábia Saudita,

Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Camarões, Canadá, Coreia do Sul, Costa Rica, Croácia, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Gana, Holanda, Inglaterra, Irã, Japão, Marrocos, México, País de Gales, Polônia, Portugal, Senegal, Sérvia, Suíça, Tunísia e Uruguai.


Com isso a tabela do torneio também está organizada:

GRUPO A

21/11, 07h - Senegal x Holanda

21/11, 13h - Qatar x Equador

25/11, 10h - Qatar x Senegal

25/11, 13h - Holanda x Equador

29/11, 12h - Holanda x Qatar

29/11, 12h - Equador x Senegal

GRUPO B

21/11, 10h - Inglaterra x Irã

21/11, 16h - EUA x País de Gales

25/11, 07h - País de Gales x Irã

25/11, 16h - Inglaterra x EUA

29/11, 16h - Irã x EUA

29/11, 16h - País de Gales, x Inglaterra

GRUPO C

22/11, 07h - Argentina x Arábia Saudita

22/11, 13h - México x Polônia

26/11, 10h - Polônia x Arábia Saudita

26/11, 16h - Argentina x México

30/11, 16h - Arábia Saudita x México

30/11, 16h - Polônia x Argentina

GRUPO D

22/11, 10h - Dinamarca x Tunísia

22/11, 16h - França x Austrália 

26/11, 07h - Tunísia x Austrália

26/11, 13h - França x Dinamarca

30/11, 12h - Tunísia x França

30/11, 12h -  Austrália x Dinamarca

GRUPO E

23/11, 10h - Alemanha x Japão

23/11, 13h - Espanha x Costa Rica

27/11, 07h - Japão x Costa Rica

27/11, 16h - Espanha x Alemanha

1º/12, 16h - Costa Rica x Alemanha

1º/12, 16h - Japão x Espanha

GRUPO F

23/11, 07h - Marrocos x Croácia

23/11, 16h - Bélgica x Canadá

27/11, 10h - Bélgica x Marrocos

27/11, 13h - Croácia x Canadá

1º/12, 12h - Canadá x Marrocos

1º/12, 12h - Croácia x Bélgica

GRUPO G

24/11, 07h - Suíça x Camarões

24/11 16h - Brasil x Sérvia

28/11, 07h - Camarões x Sérvia

28/11, 13h - Brasil x Suíça

02/12,  16h - Camarões x Brasil

02/12,  16h - Sérvia x Suíça

Grupo H

24/11, 10h - Uruguai x Coreia do Sul

24/11, 13h - Portugal x Gana

28/11, 10h - Coreia do Sul x Gana

28/11, 16h - Portugal x Uruguai

2/12,   12h - Coreia do Sul x Portugal

2/12,   12h - Gana x Uruguai


domingo, 12 de junho de 2022

Curitiba. Vergonha













 

Quando isso vai acabar?















 

Mais ameacas a jogadores. Quando vai parar?




 

O Presidente da Galoucura Weuller Cam, fez um vídeo no facebook, altamente perigoso e deselegante, fazendo ameaças, cheio de palavrão que preferimos publicar apenas algumas imagens e  legendas que aparecem no vídeo.

E isso já passou dos limites, ninguém aguenta mais. Entendemos que lugar de torcida é na arquibancada, mas tem gente que não pensa assim, e assiste tudo calado. E os clubes também tem culpa nisso. E ponderamos:

1-Este é o papel dessa praga chamada  torcida organizada? 

2-Não somos obrigados a ouvir palavrões 

3- Time de futebol não pode ficar refém de torcedor

4- Essa história de ameaçar jogadores é crime e este presidente da Torcida do Galo  tem que  responder processo 

5- Qual o critério do facebook e também instagram?

6- Se um jornalista, faz crítica a alguém, essas duas plataformas apagam o texto, suspende a conta, bloqueia de 24 a 72h, e chega ao extremo de suspender a conta

7- Mas um torcedor pode fazer discurso de ódio, ameaçar jogadores e vomitar no nosso ouvido um dicionário de palavrões horríveis, e nada acontece

Está na hora de parar. A moda está pegando, veja:

1- Ônibus do Grêmio apedrejado ferindo jogador na chegada do Estádio Beira Rio para  o Grenal

2-Torcedores do Flamengo cercam jogadores na saída do CT

3-Torcedores do Vasco tentam agredir jogadores e o treinador Zé Ricardo no Aeroporto

4- Torcedor do Palmeiras apedreja carro do volante  Jorge e o ameaça, próximo  ao CT.

9.5-Torcedores do Fluminense ameaçam jogadores e o treinador Abel Braga no aeroporto.

6-Torcedor do São Paulo, entra com uma faca dentro da arena Barueri na semifinal da Copinha

7- Treinador da Desportiva (ES), Rafael Soriano entra em campo e dá uma cabeçada na arbitra Marcelly Netto.

8- Torcedores de Coritiba e Atlético do Paraná, quebrem um setor inteiro do Estádio Couto Pereira antes do final de uma partida

Isso tudo desde 1* de janeiro de 2022.Varios  casos de racismo, nos estádios, entre eles Júlio Antônio Petermann, Presidente do Conselho Deliberativo do Brusque, que humilhou violentamente o jogador Celsinho do Londrina, com adjetivos racistas.

E a CBF, MP e STF (que adoram aparecer) Federações, Polícia, Clubes, Governo, Poder Judiciário, vão se manifestar quando? Quando surgirá uma ação efetiva para acabar com isso. Quando acontecer alguma tragédia com alguém ou parentes de dirigentes e integrantes dessas entidades? 

Nada acontece. Ninguém é punido. Mas  instagran e o facebook fazem vista grossa a alguns casos.

No instagran há um dentista de São Paulo que passa madrugadas mostrando pênis e dois casais argentinos pelados fazendo sexo oral e anal. O facebook permite ataques a artistas, políticos, Igreja Católica, páginas de promiscuidade, palavrões.

Enfim, o que vale para alguns não vale para todos. Por que a crítica de um jornalista, bloqueia a conta dele e pornografia e sexo explícito é permitido? Por que o vídeo de um jornalista é vetado, mas um torcedor com discurso de ódio, ameaçando jogadores, treinadores e dirigentes é aprovado?













sábado, 11 de junho de 2022

Um campeonato mentiroso


Alguém dirá que Campeonato Brasileiro é o mais difícil, da América do Sul. Não é mentira. Mas,também uma competição alto nível de desorganização. Um torneio que privilegia equipes tradicionais, com  arbitragem sem credibilidade, e uma série de coisas erradas.E o mais curioso é que os clubes aceitam tudo, permitem a bagunça, contribuem para a desmoralização, passam pano para dezenas de erros que eles mesmos criticavam, principalmente no que se refere a troca de treinadores

Veja o Fluminense. Quarta feira goleou o Atletico Mineiro por 5 x 3 no Maracanã, com 16.143 pessoas,  hoje perde para o  Atlético de Goiás por 2 x 0, no mesmo Maracanã com 27.859. O que faltou hoje? Foco, menos auto-suficiencia e mentalização na partida.

Na Neo Química Arena o Corinthias venceu o Juventude  de 2 x 0. E o  portal Uol abre descaradamente a seguinte manchete " Corinthians recupera bom futebol, bate Juventude e dorme na liderança do Brasileirão". Convenhamos, bom futebol? Olha a tabela, o Juventude tem 10 pontos em 11 jogos,  esta na zona de rebaixamento na 19* posição.

No Mineirão o Atlético Mineiro abriu o placar aos 6 minutos, jogou mal, segurou o empate, o VAR tentou ajudar, o árbitro deu 8 minutos de acréscimo, mas não adiantou, o Peixe segurou o empate e não fez o gol da virada, porque a pressa de Bruno Oliveira o atrapalhou com a bola.

Na Arena Pantanal o Bragantino abriu o placar aos 16 minutos com Arthur, mas o Cuiabá empatou aos 49  com Andre. E foi só. O time de Bragança Paulista, não é o mesmo do  Paulistão, oscila bons e maus momentos. Não  disputa títulos, mas vende jogadores, principal objetivo dos seus gestores.

No Beira Rio, o Flamengo, equipe que mais prejuduca o futebol desde  2019 quando trouxe Jorge Jesus, desqualificando os treinadores brasileiros, hoje perdeu, diante de Dorival Júnior, dispensado em 2018, por estar desatualizado.

Tem mais: perseguição dos árbitros com o treinador do Palmeiras, Abel Ferreira, infidelidade de treinadores, falsidade dos dirigentes, falta de compromisso de minoria da mídia, horários absurdos, tabela mal organizada, regulamento permitindo manobras, empresários falindo clubes, interferência de tv.



quarta-feira, 8 de junho de 2022

Duas Ligas de futebol, CBF e a bagunça continua Não é a primeira vez que se fala em criação de Liga de Futebol no Brasil. Essa novela já aconteceu em 1987 e 2001 e não alcançou resultado positivo, muito pelo contrário, aumentou a bagunça que é o futebol brasileiro. Mas o tempo passou e os dirigentes voltaram ao assunto e no final de abril deste ano, se reuniram na sede da CBF para criar a famigerada liga. Então trouxeram para uma explicação sobre funcionamento Javier Tebas (Diretor da La Liga) na Espanha. O espanhol, fez uma belíssima explanação sobre como deve funcionar uma liga. Ele esmiuçou o projeto detalhadamente e todos os detalhes da funcionamento da La Liga com a Federação Espanhola de Futebol Ele pontuou seis temas fundamentais, para a Liga funcionar; 1- Governança da Liga (presidente de federação ou clube não pode presidir a liga), 2- relação com a CBF (deve ser de parceria), 3- controle financeiro dos clubes, 4- gestão dos ativos dos clubes, 5- divisão do dinheiro (obedecendo a classificação nas competições), 6- transmissão de TV (não pode ser uma emissora só, tem que ser dividido, por causa dos patrocinadores dos clubes). Partindo dessa premissa os dirigentes começaram a se reunir: duas reuniões aconteceram em São Paulo e duas no Rio de Janeiro. Aí 13 clubes assinaram a criação da liga: Botafogo, Red Bull Bragantino, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Guarani, Ituano, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Santos, São Paulo e Vasco. Logo, deram o nome de LIBRA – Liga Brasileira de Futebol. Faltavam os outros 27 assinarem, oque aconteceria na reunião desta quarta-feira, 08 de junho. Mas de repente, uma surpresa, 26 se reuniram resolveram fundar uma nova entidade que ainda não tem nome. Então, América (MG), Atlético (MG), Atlético (GO), Athletico (PR), Avaí, Brusque, Ceará, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, CSA, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sampaio Côrrea, Sport, Tombense e Vila Nova Com isso, como já havíamos antecipado, anteriormente: hoje temos; CBF sem credibilidade alguma; Libra com 13 clubes no embrião e a nova entidade sem nome com 26 clubes.


 Não é a primeira vez que se fala em criação de Liga de Futebol no Brasil. Essa novela já aconteceu em 1987 e 2001 e não alcançou resultado positivo, muito pelo contrário, aumentou a bagunça que é o futebol brasileiro. Mas o tempo passou e os dirigentes voltaram ao assunto e no final de abril deste ano, se reuniram na sede da CBF para criar a famigerada liga. 

Então trouxeram para uma explicação sobre funcionamento Javier Tebas (Diretor da La Liga) na Espanha. O espanhol, fez uma belíssima explanação sobre como deve funcionar uma liga. Ele esmiuçou o projeto detalhadamente e todos os detalhes da funcionamento da La Liga com a Federação Espanhola de Futebol 

Ele pontuou seis temas fundamentais, para a Liga funcionar; 1- Governança da Liga (presidente de federação ou clube não pode presidir a liga), 2- relação com a CBF (deve ser de parceria), 3- controle financeiro dos clubes, 4- gestão dos ativos dos clubes, 5- divisão do dinheiro  (obedecendo a classificação nas competições), 6- transmissão de TV (não pode ser uma emissora só, tem que ser dividido, por causa dos patrocinadores dos clubes).

Partindo dessa premissa os dirigentes começaram a se reunir: duas reuniões aconteceram em São Paulo e duas no  Rio de Janeiro. Aí 13 clubes assinaram a criação da liga: Botafogo, Red Bull Bragantino, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo, Guarani, Ituano, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Santos, São Paulo e Vasco. 

Logo, deram o nome de LIBRA – Liga Brasileira de Futebol. Faltavam os outros 27 assinarem, oque aconteceria na reunião desta quarta-feira, 08 de junho. Mas de repente, uma surpresa, 26 se reuniram resolveram fundar uma nova entidade que ainda não tem nome. Então, América (MG), Atlético (MG), Atlético (GO), Athletico (PR), Avaí, Brusque, Ceará, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, CSA, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sampaio Côrrea, Sport, Tombense e Vila Nova

Com isso, como já havíamos antecipado, anteriormente: hoje temos; CBF sem credibilidade alguma; Libra com 13 clubes no embrião e a nova entidade sem nome com 26 clubes.

terça-feira, 7 de junho de 2022

Sorteio da Copa do Brasil com quatro clássicos regionais


 A CBF sorteou nesta terça-feira os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil, envolvendo os 16 clubes classificados na fase preliminar: América (MG) Atlético (GO) Atlético (MG), Atlético (PR), Bahia, Botafogo, Ceará, Corinthians,  Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Palmeiras, São Paulo, Santos. Na primeira parte foram sorteados os confrontos, com jogos de ida dias 22 e 23 de junho e jogos de volta dias 13 14 de julho

Assim que acabou o sorteio torcedores, jornalistas e e pessoas ligadas ao futebol, colocaram uma pitada de desconfiança no evento, até porque tudo na CBF é suspeito, principalmente porque a imprensa não teve acesso próximo ao palco.

Um fato que chamou atenção e justamente por isso, gera desconfiança são quatro clássicos regionais, onde os quatro estados envolvidos, ficarão com um tme de fora para as quartas de final. Os confrontos foram

22 e 23 de junho

Fluminense x Cruzeiro (Estádio do Maracanã)

Atlético (MG) x Flamengo (Estádio Mineirão)

Corinthians x Santos (Neo Quimica Arena)

São Paulo x Palmeiras (Estádio do Morumbi)

Fortaleza x Ceará (Arena Castelão)

América (MG) x Botafogo (Arena Independência)

Bahia x Atlético (PR) (Arena Fonte Nova)

Goiás x Atlético (GO) (Estádio Hailé Pinheiro)

13 e 14 de julho

Cruzeiro x Fluminense (Estádio Mineirão)

Flamengo x Atlético (MG) (Estádio do Maracanã)

Santos x Corinthians (Vila Belmiro)

Palmeiras x São Paulo (Allianz Parque)

Ceará x Fortaleza (Arena Castelão)

Botafogo x América (MG (Estádio Nilton Santos)

Atlético (PR) x Bahia (Arena da Baixada)

Atlético(GO) x Goiás (Estádio Antonio Acioly)

O pior, está fora de campo e numa cabine  implantada nos estádios isto é, arbitragem, porque tanto dentro do campo, como no VAR, a arbitragem brasileira, é muito contestada, incompetente e alvo de criticas gerais. O quadro de arbitragem da CBF, já mudou de direção várias vezes, e nada muda. Aliás desde a década de 70, que se houve falar em mudança, reformulação, profissionalização, etc, e nunca acontece nada que melhore o nível. A falta de confiança é tamanha que foi sugerida a possibilidade de árbitros estrangeiros

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Nenhum jogador contratado agora, pode jogar


 Ainda tem torcedor mal informado sobre contratações, estreia, etc. O advento da internet deveria  facilitar a informação, mas pelo contrário, virou metralhadora contra tudo e contra todos.

E por que?  A facilidade na criação de canais,no YouTube e a criação de páginas de mídia alternativa, com pessoas sem capacitação, aumentou consideravelmente, o avanço de caçadores de likes, vils, curtidas, etc, e muita gente, sobrevivendo com sensacionalismo barato, plantando mentiras.

A CBF criou a  janela nacional de transferências para 2022, para os clubes das séries A e B com períodos específicos para negociações dentro do Brasil. Na prática, os dois períodos de registros de novos atletas que se antes limitavam às transferências internacionais, agora deverão ser respeitados, também, para registro de transferências entre clubes brasileiros, sob as mesmas regras e exceções.

Com isso, ficaram estipuladas duas datas: primeiro semestre de 19 de janeiro a 12 de abril;  segundo semestre de 18 de julho a 15 de agosto. A regra se aplica tanto para saída como para chegada de jogadores. Existe  previsão de extensão dessa janela a partir de 2023 

Isso significa que nenhuma transferência nacional pode ser realizada fora desses períodos. A excessão apenas para as  transações internacionais de jogadores sem contrato com qualquer clube ou que tiveram vínculo rescindido antes do fim dessas janelas. Já os jogadores emprestados também só podem retornar aos clubes de origem dentro das janelas. Jogadores amadores e  das categorias de base, podem ser profissionalizados a qualquer momento, a não ser que deixem um clube na condição de amador para se profissionalizar em outra agremiação, nesse caso, a janela deverá ser respeitada.

Finalizando o que isso quer dizer? Todo  jogador contratado depois de 12 de abril, só pode jogar depois de 18 de julho. Da mesma forma nenhum clube poderá contar jogador depois de 15 de agosto, e se contratar, só poderá jogar em 2023.


quarta-feira, 1 de junho de 2022

RECONHECIMENTO


 O Vasco da Gama homenageou várias personalidades com a Comenda Pai Santana. Entre os agraciados estavam: 

Roger Machado

Aranha

Thaís Araújo

Frei David

Mano Brown

Marcelo Carvalho

Celso Athayde

Flávia Oliveira

Professor Júnior

Fatou Diaye

Emicida

Justíssima homenagem, mas poderia incluir nessa lista:   Pelé,  Chico Anysio, Roberto Dinamite, Dulce Rosalina, Chacrinha, Denner, Paulinho da Viola, Murilo Rosa, Marcos Palmeira, Carlos Drumond de Andrade, Juninho Pernambucano, Ademir de Menezes,. Edmundo, Belini, Barbosa, Mauro Galvão, Barbosa Danilo Alvim (o Príncipe).


@vascodagama 

@vascomilgrau 

@_vascosempre 

AGREDIR TREINADOR É CASO DE POLÍCIA