quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Feliz Ano Novo

É hora de receber o Ano Novo

com alegria e esperança no coração.

Deixar o ruim no passado,

e abraçar o futuro com otimismo.

Nós da Toque de Craque Editoria e Eventos

desejamos sucesso e felicidades, 

a todos os nossos seguidores, 

parceiros e amigos.

Que sejam 365 dias 

de realizações, sucesso 

e muita prosperidade.



Baiano Danilo Barbosa sorteia camisa do Palmeiras autografada para ajudar vítimas das chuvas


 O estado da Bahia vem sofrendo com fortes chuvas, alagamentos e rastros de destruição. Assim, o volante do Palmeiras, Danilo Barbosa, decidiu ajudar as famílias impactadas pelas tempestades.

Nascido na Bahia, o jogador resolveu promover um sorteio por meio de seu perfil no Instagram para arrecadar dinheiro. O atleta sorteará uma camisa do Palmeiras autografada

Paulo Souza não terá vida fácil no Flamengo


 O novo técnico do Flamengo, Paulo Souza, 51 anos, pode ser definido como uma pessoa de personalidade forte. Já rodou por oito países: Inglaterra, Hungria, Israel, Suíça, Itália, China, França e, claro, Polônia.

É  tido como disciplinador, o que já é um desafio num clube qte tem uma constelação de estrelas cheias de memes. Ele já dirigiu nove equipes: Queens Park Rangers, Swansea, Leicester City, Videoton, Maccabi Tel Aviv, Basel, Fiorentina, Tianjjin, Quanjian, Bordeaux e a seleção polonesa, e foi auxiliar técnico de Felipão em 2008 na Seleção de Portugal.

Como jogador ganhou duas Champions League, pela Juventus, em 1996 e pelo Borussia Dortmund em 1997,  dividiu os gramados com Ronaldo Fenômeno e Amoroso, atuou por quatro temporadas com a camisa do Benfica, mas deixou os benfiquistas furiosos quando decidiu trocar o clube pelo rival Sporting. Na época, chegou a ser chamado de traidor por parte dos torcedores do Benfica.

Outro  desafio está nos treinamentos, isso porque, ele gosta de treinos em dois períodos e grande parte dos jogadores cariocas não gostam de treinos pela manhã










Jornais de Barcelona colocam Coutinho e Garcia no Palmeiras



Jornais de Barcelona colocam Coutinho e Garcia no Palmeiras

O Jornal Mundo Deportivo sediado em Barcelona, um dos  principais órgãos de imprensa da Catalunha, destacou hoje que 

Philippe Coutinho, sem espaço no Barcelona, e o zagueiro Eric Garcia teriam sido oferecido ao Palmeiras.

Quanto a Philippe Coutinho, ele  deseja ser negociado e já teria tudo contato com o alci verde paulista. Já o zagueiro Eric Garcia não está nos planos do técnico Xavi e poderia ser envolvido numa negociável com o Tricampeão da Libertadores.

No início da  próxima semana  os dois atletas devem  se reunir com a diretoria do Barcelona e definir o futuro de  suas carreiras.


 

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Agricultores do futebol

Eu não vejo novela, mas desde que me entendo por gente, nos últimos 40 anos, quem produz grandes novelas é a Rede Globo, inclusive com o que tem de melhor, em termos de artista, na dramaturgia brasileira, por isso, ela é  líder em todos os horários de novela, pois não há especulação e notícia plantada.

Mas nós últimos quatro dias algumas novelas estão dando muita audiência na TV futebol, não pelo enredo apresentado, mas pelas mentiras, especulações, contratações sem confirmação e até reuniões que não aconteceram.

Ah o futebol! Ah a imprensa esportiva! O que não se faz para ganhar pontinhos no Ibope? Engajadas pela polêmica, Gazeta, Disney, Band, Record, SBT, com seus programas esportivos, que sempre se digladiaram pela audiência,  agora estão juntas e unidas divulgando notícias inverídicas, últimas trocas de treinadores, contratações, sondagens.

E com isso vários fantasmas assombram o cotidiano futebolístico: Jorge Jesus, o principal deles no Flamengo dividindo opiniões, Paulo Souza (agora anunciado treinador do rubro negro), reunião de Abel Ferreira com o  Benfica, Luxemburgo (demitido no Cruzeiro indo para o Grêmio),e Athlético do Paraná de olho no goleiro Cássio do Corinthians.

De verdade mesmo só tem a contratação de  Paulo Souza e Vanderlei Luxemburgo, o resto é especulação e mentira, pois Abel não quis ouvir a proposta do Benfica e Cássio jamais sairá do Corinthians.


Nossa! Tem gente que deveria ser agricultor, porque sabe plantar muito bem.


@dilsonbarbosaa

@tabelandof.c

@papo.alviverde


As consequências das trocas de treinadores

 

                                Paulo Souza, o novo Salvador da Pátria?

Relacionamos as trocas de técnicos no Brasil desde 2019.  Colocamos na lista os estados e São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Ceará. Vimos algumas coincidências, como: alguns nomes passearam em vários clubes; os clubes que mais trocaram comando foram pífios nas competições, caíram de divisão ou não conseguiram retornar a elite como Cruzeiro, Vasco, Grêmio, Sport.

A falta de resultados fez dirigentes importar treinadores de fora do país, causando incômodo e insatisfação em alguns brasileiros.

Listamos os nomes já com os contratados para 2022 ou estão em negociação. Veja a lista:

11: Cruzeiro: Mano Menezes, Rogério Ceni, Abel Braga, Adilson Baptista, Enderson Moreira, Ney Franco, Luiz Felipe Scolari, Celio Lúcio,  Felipe Conceição, Mozart Santos, Vanderley Luxemburgo

09: Vasco: Alberto Valentin, Vanderley Luxemburgo (2 x), Abel Braga, Ramon Menezes, Ricardo Sá Pinto, Marcelo Cabo, Lisca, Fernando Diniz, Zé Ricardo

09: Grêmio: Renato Portallupi, Alexandre Mendes, Thiago Gomes (interino), Thiago Nunes, Evandro Fornari (interino), Pedro Sotero, Renato Portallupi, Luiz Felipe Scolari, Vagner Mancini

 

07:Corinthians: Fabio Carille, Leandro Cuca (interino), Thiago Nunes, Evandro Fornari (interino), Dyego Coelho (interino), Vagner Mancini, Silvinho

07: Atlético-MG: Levir Culpi, Rodrigo Santana, Vagner Mancini, Rafael Dudamel,James Freitas, Jorge Sampaoli, Cuca

07: São Paulo: André Jardine, Vagner Mancini, Cuca, Fernando Diniz, Marcos Vizolli, Hernan Crespo, Rogério Ceni

06: Fluminense: Fernando Diniz, Marcão (3 X), Oswaldo Oliveira, Odair Hellmann, Roger Machado, Abel Braga

06: Santos: Jorge Sampaoli Jesualdo Ferreira,  Cuca, Marcelo Fernandes (interino), Fernando Diniz, Fabio Carille

06: Juventude:  Luiz Carlos Winc, Marquinhos Santos (3 X), Pintado, Jair Ventura

05: Palmeiras:  Luiz Felipe Scolari, Mano Menezes, Andrey Lopes, Vanderley Luxemburgo,  Abel Ferreira

05: Fortaleza: Rogério Ceni (2X), Zé Ricardo,  Marcelo Chamusca, Enderson Moreira,  Juan Pablo Vodvoja

05: Internacional: Odair Hellmann, Zé Ricardo, Eduardo Coudet, Miguel Angel Ramirez, Diego Aguirre, Alexander Medina

05: Flamengo: Abel Braga, Jorge Jesus, Domenec Torrente, Rogério Ceni, Renato Portallupi, Paulo Souza

05: Botafogo: Bruno Lazaroni, Flávio Tênius,  Emiliano Dias, Lúcio Flávio, Ricardo Resende (Barroca)

03: Red Bull Bragantino: Antônio Carlos Zago,  Felipe Conceição, Maurício Barbieri

05: Ceará: Enderson Moreira, Adilson Batista, Argel Fucks, Guto Ferreira, Thiago Nunes

Foto Liga de Portugal: Paulo Souza é outro estrangeiro que está chegando

Tem dirigente que tem memória curta

Como  entender treinadores  e dirigentes do futebol brasileiro. Impulsionados pelo Flamengo, todos os clubes retornaram as atividades. ano passado. Houve liminar, ação na justiça, o Presidente da República foi acionado e ninguém se insurgiu contra. Todos sem exceção aceitaram,  terminaram os campeonatos estaduais, emendaram com o Brasileiro, Copa do Brasil,  se submeteram a Conmebol para retornar com a Libertadores. Os únicos dois que reclamaram exaustivamente foram Abel Ferreira e Domenec Torrente.

Tudo muito bom. Os clubes e sua ganância por dinheiro, CBF e Conmebol expondo a vida de  jogadores, comissão técnica e familiares ao perigo, mas está tudo bem. "Ah, mas a Europa já voltou e está  ótimo" disse um dirigente. Ele só esquece que a realidade europeia é uma, a nossa outra. Lá o coronavirus está controlado (apesar de ameaça de segunda onda), aqui não.

E assim as injustiças futebolísticas foram consignadas. Times contaminados, clubes sem elenco, jogadores, treinadores, dirigentes, árbitros testando positivo, futebol feio, mas está tudo bem.

Depois o meme da falta da torcida, " os jogadores sentem falta da torcida" , " o estádio vazio é ruim", " os atletas precisam calor humano". Esse é foi tema principal dos últimos meses.

Mas, porque só no Brasil? Porque nós outros países a qualidade do futebol não caiu? Veja o resultado das competições da Europa. Olhe os jogos dos campeonatos europeus? Em todos lugares é o mesmo de antes da pandemia.

Só aqui, o nível caiu, quando todos sabemos que a verdade é outra: dirigentes se perpetuando no poder, clubes falidos há algum tempo, administrações amadoras, contratações erradas, muita quantidade e pouca qualidade.

Aí quando pensamos que tudo estava resolvido, chega dirigente que é bom nem citar seu nome, pedindo para cancelar os estaduais de 2022, porque essas competições não classificam para nada. O mesmo dirigente que bradou por todos os microfones que os clubes paulistas estavam corando porque são inferiores.

Este senhor agora, aparece com o discurso que "é preciso pensar nos jogadores, tem que cancelar os estaduais e fechar os estádios de novo, porque a pandemia de coronavirus está voltando com força total com três variantes perigosas".

Como assim? O que mudou? Fechar tudo de novo porque? Ano passado ele não defendeu a reabertura de tudo? Não apoio o Flamengo com liminar? Não disse que o Presidente Bolsonaro estava correto?

O mais estarrecedor é que quando a imprensa sugeriu o cancelamento dos estaduais em 2021, ele quase bateu em jornalista e até ameaçou com processo.

                 A torcida não pode pagar por erro de dirigente irresponsável


Gandes emoções

Evidente que um jornalista esportivo tem grandes emoções, entrevista personalidades. Mas eu, Graças a Deus pude conviver com grandes emoções, já que durante oito anos trabalhei em três emissoras de rádio do Rio de janeiro, (Fluminense, Capital e Bandeirantes), escrevi para o Correio Luso Brasileiro e para a Revista do Futebol do estado do Rio de Janeiro. Nesse período conviví com inúmeras personalidades, alguns ídolos. A lista é enorme, mas pelo menos alguns ficaram na minha memória para sempre.

Artur Antunes Coimbra (Zico). Tanto dentro, como fora do campo, o Galinho de Quintino sempre foi  mesmo, sério, correto, sincero e pudemos fazer uma amizade quando cobri o Flamengo em 1987 pela rádio Capital.

Roberto Dinamite. Jamais me esquecerei minha primeira matéria com ele, pela rádio Capital, na semana que antecedeu o clássico contra  o Flamengo em 1986, na final do estadual. 

Airton Senna. Era mau maior sonho, conhece-lo pessoalmente  e aconteceu em São Paulo, no grande prêmio de 1990, quando Senna conseguiu a pole. Minha entrevista com ele, foi emocionante, porque eu jamais poderia imaginar que um dia estaria cara a cara com aquele que era meu maior ídolo no automobilismo.

Bernard Hasjman. Durante minha permanência no Rio não pude conversar com aquele que para mim foi um dos maiores jogadores de vôlei que eu vi atuar. Mas a entrevista foi acontecer quando ele compareceu à posse do presidente do Nova Friburgo Country Clube Luiz Fernando Bachini, em Nova Friburgo, onde eu passava férias.

Aurélio Miguel. Outra grande emoção na minha vida. O judoca acabara de chegar da olimpíada e a rádio Bandeirantes escalara Fábio Tubino para ir entrevista-lo na chegada. Só que o Tubininho como era conhecido adoeceu e quem foi recepcionar Aurélio Miguel. Eu. E fiz uma entrevista belíssima.

André Lacé. Eu nunca gostei muito de capoeira, mas tive que fazer uma matéria com ele, quando ele autografou seu livro. Aquilo que seria uma simples matéria, virou uma  página inteira e eu acabei me tornando amigo dele.

José Roberto Right. Em São Paulo, quando fui chefe de torcida, pude ver de perto nomes como. Dulcídio Wanderley Boschilla, Roberto Nunes Morgado, José de Assis Aragão, Olten Aires de Abreu, Dalmo Bozano, etc, mas nunca tinha conversado abertamente com um árbitro da Fifa. Isso só foi acontecer, antes da copa do mundo de 1990, quando a Revista do Futebol do Estado do Rio de Janeiro, fez matéria sobre a arbitragem brasileira.

Mario Jorge Lobo Zagalo. Foi uma das piores experiências que já tive até o momento. Faltavam poucos dias para a viagem da seleção brasileira para a copa do mundo de 1994. O time treinava em Teresópolis e eu fui até lá para conversar com Zagalo. Depois de esperar mais de duas horas o treinador saiu com a seguinte frase “ só atendo hoje a Globo, imprensa menor só amanhã”, disparou Zagalo.

Jorge Mendonça. Eu o ví jogando, da arquibancada, nunca pude conversar pessoalmente com ele, quando Jorge Mendonça estava no campo, mas ele sempre foi um dos meus ídolos no futebol. Só pude ter contato ao vivo com ele, ano passado, no campeonato brasileiro, quando ele lançou seu livro. Foi  emocionante , porque pude estar lado a lado com aquele que durante mais de duas décadas, deu vários títulos ao Palmeiras, meu time do coração.

Evair Paulino. Ele sempre foi na minha opinião, um exemplo de raça e amor à camisa, nos últimos 20 anos. Sua passagem pelo Palmeiras, foi das mais profícuas. Eu sempre gostei do futebol dele, e fiquei muito emocionado em estar lado a lado com ele, na véspera da final do brasileiro de 1994 contra o Corinthians. aproveitei a oportunidade, para colocar Evair no ar pela rádio Tupi do Rio, onde eu fazia free-lancer.









Cuidado. Seu filho pode ser o próximo

 

 A profissão de empresário de futebol é regulamentada pela Fifa e somente aqueles cadastrados na entidade que comanda o futebol mundial podem atuar, mas aqui no Brasil onde a bagunça é tão generalizada, que cidades como Nova Friburgo, que possuem um clube apenas na divisão principal do futebol estadual, está infestada de empresários.

Só que não são empresários, são locatários de jogadores; vendedores de garotos das categorias de base dos clubes da cidade, que aliciam e iludem familiares dos menores com inúmeras promessas nos grandes clubes do Rio, falsificam documentos e os deixam sozinhos.

O pior de tudo isso, é que somente estes pseudos empresários ganham dinheiro. Quantias irrisórias, às vezes até salário mínimo; os garotos não recebem nenhum benefício, bem como seus pais.

São pessoas conhecidas na cidade, integrantes de diretorias dos próprios clubes, que não esperam nem o garoto estar formado e os enviam para um mundo incerto.

São uma minoria despreparada, sem cultura e sem credenciamento da FIFA E CBF, agindo ilegalmente no, usando os garotos que se destacam como objeto, ou artigo que eles posam manipular.

É verdade que não é privilégio somente de Nova Friburgo, pois outras cidades do interior brasileiro, passam por esse mesmo problema, porque não existe fiscalização.

Recentemente a televisão mostrou o caso de um jogador de 17 anos, que iludido por um mau caráter desse, foi parar no Porto em Portugal. Lá foi abandonado, passou fome e teve que apelar para amigos para retornar ao Brasil.

Há três anos, a mídia abriu espaços enormes para um jogador de 14 anos que estava na Italia abandonado, porque o “empresário” que o levou, ganhou o dinheiro que queria e nunca mais voltou para ve-lo. Colocado no banco, o atleta não recebia salários e chegou a adoecer de saudade dos pais.

Amigos de clube, fizeram um apelo à Federação Italiana que se manifestou e providenciou o retorno do jogador.

É preciso tomar muito cuidado, porque eles estão à solta. Eles vão nos clubes, especialmente no interior, observam os meninos, aliciam eles, compram o passe deles por até R$ 1.000,00, revendem por fortunas e somem.

Federação Paulista cadastra torcidas organizadas

A FPF - Federação Paulista de Futebol cadastrou as torcidas organizadas de todo Estado de São Paulo e agora tem controle sobre essas agremiações. A medida vida coibir os problemas de violência que já persiste a mais de 10 anos. Veja a lista

AMÉRICA FUTEBOL CLUBE

Associação R.C.T. Amor e Lealdade – S.J. Rio Preto

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA INTERNACIONAL DE BEBEDOURO

Torcida Organizada Sangue do Lobo - Bebedouro

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA INTERNACIONAL DE LIMEIRA

Torcida Organizada Interror - Limeira

Torcida Organizada Leão Chopp - Limeira

 ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PORTUGUESA

Torcida Organizada Força Rubro-Verde

 ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PONTE PRETA

G.R. Uniformizada Serponte – Campinas

G.R. Torcida Jovem Amor Maior – Campinas

G.R. Ponterror - Campinas

Gorillas do Alambrado - Campinas

Torcida PonteChopp - Campinas

Torcida Organizada Máfia Ponte Pretana - Campinas

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA SÃO CAETANO

Torcida Bengala Azul – São Caetano do Sul

Torcida Organizada Gladiadores – São Caetano do Sul

Torcida Jovem Azulão 13 – São Caetano do Sul

Torcida Comando Azul - São Caetano do Sul

 ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA VELO CLUBE RIOCLARENSE

Associação Esportiva Cultural Torcida Organizada Veloucura - Rio Claro

Torcida Organizada Geral do Velo - Rio Claro

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS

A.Torcedores da Portuguesa os Leões de Campinas - Campinas

G.R.E.C. Leões da Fabulosa – São Paulo

ATLÉTICO MONTE AZUL

Torcida Guerrilha Azul – Monte Azul Paulista

BARRETOS ESPORTE CLUBE

Associação Torcida Organizada Fúria Jovem Barretos - Barretos

BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE

A.R.C. Torcida Organizada Fiel Força Tricolor – Ribeirão Preto

A.R.S.C. Torcida Organizada Kamikaze – Ribeirão Preto

CAPIVARIANO FUTEBOL CLUBE

Torcida Organizada Leões da Raia - Capivari

CLUBE ATLÉTICO RED BULL BRAGANTINO

Torcida Uniformizada Guerreiros do Leão

CLUBE ATLÉTICO JUVENTUS

Torcida Ju-Jovem do Clube Atlético Juventus - São Paulo

A. C. dos Torcedores da Seção 2 - São Paulo

CLUBE ATLÉTICO LINENSE

A.R.E.C.Torc.Org.Unid. do Elefante F. e Samba – Lins

Torcida Organizada Camisa 12 – Lins

CLUBE ATLÉTICO PENAPOLENSE

Torcida Jovem – Penápolis

CLUBE ATLÉTICO SOROCABA

G.R.E.S.C. Torcida Organizada Atléterror

CLUBE ATLÉTICO VOTUPORANGUENSE LTDA.

Torcida Uniformizada Raça Alvinegra – Votuporanga

COMERCIAL FUTEBOL CLUBE

G.R. Torcida Mancha Alvi Negra – Ribeirão Preto

ESPORTE CLUBE ÁGUA SANTA

Torcida Organizada Aquáticos Diadema - Diadema

Torcida Uniformizada Tubarão Azul - Diadema

ESPORTE CLUBE PRIMAVERA

Torcida Organizada Terror Fantasma - Indaiatuba

ESPORTE CLUBE NOROESTE

Torcida Organizada Sangue Rubro – Bauru

Torcida Organizada Falange Vermelha - Bauru

ESPORTE CLUBE SANTO ANDRÉ

G.R.E.C. Torcida Fúria Andreense – Santo André

Associação Sou Andreense - Santo André

Torcida Uniformizada Dragão Andreense - Santo André

Torcida Esquadrão Andreense - Santo André

ESPORTE CLUBE SÃO BENTO

Torcida Uniformizada Sangue Azul - Sorocaba

Torcida Uniformizada Falcão Azul - Sorocaba

Grêmio Recreativo Bentão Chopp - Sorocaba

ESPORTE CLUBE TAUBATÉ

G.R.C.B.C. Dragões Alvi Azul - Taubaté

Os Jecas Movimento Caipira

ESPORTE CLUBE XV DE NOVEMBRO

Torcida Esquadrão XV de Piracicaba – Piracicaba

A. E. C. Amor Real ao XV de Piracicaba - Piracicaba

A. E. C. Unidas do XV de Piracicaba - Piracicaba

Torcida Super Raça Quinzista - Piracicaba

FERROVIÁRIA FUTEBOL S/A

Torcida Organizada Afeganistão - Araraquara

Torcida Coração Grená

FENANDÓPOLIS FUTEBOL CLUBE

Torcida Sangue Azul - Fernandópolis

Torcida Fúria Azul - Fernandópolis

GRÊMIO BARUERI FUTEBOL LTDA.

G.R.E.C. Torcida Guerreiros Barueri – Barueri

Torcida Org. Independ. Loucos de Barueri – Barueri

Torcida Uniformizada Barueri – Barueri

GRÊMIO CATANDUVENSE DE FUTEBOL

G.R.C. Torcida Comando Rubro – Catanduva

GRÊMIO NOVORIZONTINO

Torcida Garra do Tigre - Novo Horizonte

Torcida Organizada Raça Novorizontina - Novo Horizonte

Torcida Fanatigrão - Novo Horizonte

GUARANI FUTEBOL CLUBE

G.R. Guerreiros da Tribo – Campinas

G.E. Cultural Torcida Fúria Independente – Campinas

Torcida Jovem Guarani - Campinas

INDEPENDENTE FUTEBOL CLUBE

Torcida Guerreiros da Nação Galista - Limeira

ITUANO FUTEBOL CLUBE

Grêmio Recreativo Esportivo Cultural Torcida Organizada Galoucura - Itu

Torcida Organizada Raça Rubro Negra - Itu

MARÍLIA ATLÉTICO CLUBE

G.R. Esportivo Social Macha Azul – Marília

Império Alviceleste - Marília

MOGI MIRIM ESPORTE CLUBE

G.R.C.S. Torcida Organizada Mancha Vermelha - Mogi Mirim

NACIONAL ATLÉTICO CLUBE

Torcida Organizada Almanacional - Almanac - São Paulo

OESTE FUTEBOL CLUBE

Torcida Uniformizada Oesterror

PAULISTA FUTEBOL CLUBE LTDA

A.Esportiva e Cultural Gamor Força Jovem – Jundiaí

Associação Torcida Raça Tricolor – Jundiaí

RED BULL ENTRETEDIMENTO LTDA

Torcida Organizada Toros Lokos – Campinas

RIO BRANCO ESPORTE CLUBE

G. R. C. Torcida Malucos do Tigre – Americana

RIO CLARO FUTEBOL CLUBE

Grêmio Torcida Galo Azul

RIO PRETO ESPORTE CLUBE

Torcida Fanáticos - São José do Rio Preto

SANTOS FUTEBOL CLUBE

G.R.C. Torcida Meninos da Vila do Santos F.C. – Santos

G.R.C. Torcida Jovem Santos F.C. – Santos

Torcida Organizada Força Jovem – Santos

Torcida Organizada Sangue Jovem – Santos

Movimento de Arquibancada Punk Santista - Santos

SÃO BERNARDO FUTEBOL CLUBE LTDA

Torcida Movimento Febre Amarela - São Bernardo do Campo

Torcida Organizada Guerreiros do Tigre - São Bernardo do Campo

Torcida Organizada Garras do Tigre - São Bernardo do Campo

Torcida Organizada Camisa 13 - São Bernardo do Campo

SÃO CARLOS FUTEBOL CLUBE

Torcida Organizada Sancaloucos - São Carlos

SÃO JOSÉ ESPORTE CLUBE

G. R. C. Torcida Mancha Azul - São José dos Campos

Torcida Sangue Joseense - Movimento Águia Viva - São José dos Campos

SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

Assoc. Torcida Organizada os Implacáveis – Guarulhos

G.E.R.C. Tricolor Independe – São Paulo

Torcida Dragões da Real – São Paulo

Torcida Falange Tricolor – São Paulo

Torcida Organizada Tricolor Chopp - São Paulo

SOCIEDADE ESPORTIVA MATONENSE

G.R.S.C. Torcida Organizada Garra Azul de Matão - Matão

Torcida Uniformizada Máfia Azul - Matão

SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS

A.E.A.C Torc. Acima de Tudo Palmeiras – São Paulo

A.E.C Torc. Organizada Rasta Alviverde - São Paulo

G.R.E.C.B.C. Torc. Organizada Sangue Verde – São Paulo

Torcida Organizada Mancha AlviVerde – São Paulo

Torcida Organizada Pork’s – São Paulo

Torcida Organizada Savoia – São Paulo

Torcida Organizada TUP – São Paulo

SPORT CLUB ATIBAIA

Torcida Guerreiros do Falcão

SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA

A.R.C.E.S Fiel Favela do Timão – São Paulo

Cooperfiel A.dos Torcedores Corinthianos – São Paulo

Garra Corinthiana F.S. Torcida – Cotia

G.R.E.S.C. Benf.Torc.Org.Nação família Alvinegra – São Paulo

G.R.S.C. Torcida Damasceno – São Paulo

G.R.E.S.C. Torcida Organizada Camisa 12 - São Paulo

G. Escola de samba Estopim da Fiel Torcida – Diadema

G. Gaviões da Fiel Torcida – São Paulo

G.R.E.C. Social Torcida Fiel Macabra – Bauru

Torcida Organizada Coringão Chopp – Diadema

Torcida Organizada Pavilhão 9 – São Paulo

TUPÃ FUTEBOL CLUBE

Torcida Inferno Tricolor - Tupã

Torcida Organizada Garra Tricolor - Tupã

UNIÃO AGRÍCOLA BARBARENSE FUTEBOL CLUBE

Torcida Uniformizada Sangue Barbarense - Santa Bárbara D'Oeste




Homenagem merecida

 

A diretoria do São Paulo Futebol Clube, está relutando para colocar o busto do treinador Telê Santana no estádio Cícero Pompeu de Toledo. Ninguém entendeu até agora os motivos dos atuais dirigentes. Quando assumiu a presidência do clube, Marcelo Gouvêia Portugal, prometeu um administração dinâmica, séria e voltada para os interesses do São Paulo, sem perseguição e objetivando títulos e resgatar os valores são-paulinos. Esta atitude de não querer homenagear o treinador é lamentável.

Por tudo que Telê Santana fez pelo São Paulo a homenagem é muito justa. Depois de uma campanha péssima, ele conquistou um campeonato paulista; dois brasileiros, duas libertadores e dois mundiais interclubes.

Além disso, formou novos craques, resgatou a alto estima dos jogadores, relembrou os momentos de glória do clube e colocou o São Paulo no patamar mais alto do futebol internacional.

Negar a homenagear uma pessoa como Telê Santana é no mínimo atitude de gente mesquinha e pobre de espírito, principalmente porque fora isso, Telê também é uma personalidade do futebol nacional, mesmo após seu falecimento

Mau exemplo universitário

O Hino Nacional Brasileiro, além de ser um símbolo pátrio, deve ser motivo de orgulho de uma nação, pelo menos em outras épocas se aprendia canta-lo nos primeiros anos de escolaridade. Este exemplo ainda hoje é rigorosamente seguido em países menores e o resultado é observado nas principais competições esportivas internacionais.

É lamentável que uma pequena camada, e, inclusive, pessoas de bom nível de esclarecimento e educação,  da sociedade brasileira não tenha respeito pelo nosso hino. Na abertura de um evento esportivo recentemente, na hora do Hino Nacional um universitário estava dançando e ao ser chamado atenção respondeu coma seguinte frase, “ se fosse o hino do Botafogo eu respeitaria”.

É triste. Este rapaz deveria ser preso. Isso é mais uma mostra do que a televisão que comanda o esporte do país, faz com os símbolos pátrios de nosso país, especialmente o Hino Nacional. Esta emissora, é a principal culpada desse desleixo dos cidadãos com as coisas que simbolizam as cores da nossa nação

Todos nós temos um time de futebol e uma escola de samba



Não deveria, mas vou explicar. Fui contestado  porque num de  meus posts, disse que sou palmeirense, Camisa Verde e Branco, Mangueira e Barcelona e não tenho time no Rio de Janeiro.

Hoje moro no Rio, mas assim que terminar o Covid-19, vou me preparar para retornar a  Santo Amaro, São Paulo, minha terra natal.

Sou jornalista sim e com muita honra. 40 anos de profissão, e nunca respondi processo. Estou no Rio desde 1990. Nasci num dia 13 as 13h13m na arquibancada do saudoso Parque Antarctica,  e fui criado no Largo 13 de Maio em Santo Amaro.

Sou palmeirense de nascimento, fui chefe da TUP,  apaixonado pelo clube, meu sangue é verde. Sou sócio e também sou Avanti. Vi de perto as duas principais academias, mantenho amizade com dezenas de ex jogadores e treinadores. Eu nasci verde, vou morrer verde.

Sou Camisa Verde e Branco porque adoro a cor  e é uma escola de samba que sempre me acolheu como ser humano.

Sou Mangueira, porque foi onde comecei minha carreira jornalística  no Rio em 1991, tenho a honra de fazer parte do hall de amigos de nomes como:  Carlota, Dona Zica, Dona Newma, Jamelão,  Rosemere, Lecy Brandão, Beth Carvalho, Chico Buarque, Nelson Sargento, etc.

Sou Barcelona, porque sou filho de cataloes, e pude conhecer a cidade onde, fui oito vezes, trabalhei na Copa da Espanha e Olimpíadas de Barcelona e tenho nacionalidade espanhola e a herança de meus avós de uma casa em Barcelona.

Não tenho time no Rio, porque nenhum deles me impressiona, mas respeito todos. Deveria ser tricolor, mas  tem outras  cores que não me atraem.

Porque só eu não posso declinar minhas preferências? E Chico Lang? Neto? Milton Neves? Benjamin Back? Osvaldo Pascoal?  Milton Leite? Entre outros. E outra, tenho  Pelé, o maior de todos, que vi jogar como ídolo.

Apenas uma diferença, nunca fui parcial com o Palmeiras, Barcelona, Camisa Verde e Mangueira.

Tenho direito de não gostar do futebol carioca, porque existe algumas situações extra campo que não se coadunam comigo.

O profissional de imprensa  que diz que não tem time ou escola de samba, é mentiroso.



AGREDIR TREINADOR É CASO DE POLÍCIA